segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Mulheres tendem a tratar seus pets melhor que os homens

Estudo norte-americano revelou que os homens têm maior probabilidade de cometer crueldade contra animais



Mulheres são mais carinhosas com seus pets e compreendem melhor as necessidades deles - Flickr/ CC – San Diego ShooterMulheres são mais carinhosas com seus pets e compreendem melhor as necessidades deles
Crédito: Flickr/ CC – San Diego Shooter
O Brasil já é considerado um dos dez países com maior população de animais de estimação do mundo. Diante da estatística fica claro o quanto gostamos de pets, o que poucos sabem, no entanto, é que a maneira que os bichinhos são tratados depende do gênero de seus donos. Segundo informações do jornal Daily Mail, um estudo revelou que as mulheres tendem a cuidar de cães e gatos melhor que os homens.
A pesquisa foi elaborada pelo psiquiatra Hal Herzog, que declarou à publicação que os motivos de tal constatação são culturais e científicos. Ele, que é especialista na interação entre animais e humanos disse que as mulheres tendem a associar os filhotes aos seus futuros filhos, despertando assim seu instinto materno.
As pessoas do sexo feminino também tendem a cuidar melhor de seus pets, reconhecendo com mais facilidade suas necessidades, como idas ao veterinário, por exemplo. Já os homens têm mais probabilidade de cometer crueldade contra os animais, revelou o estudo.
Pesquisa revela que filhotes fofinhos despertam o instinto materno nas mulheres, incentivando-as a tratá-los com mais afeto - Flickr/ CC – denizen24Pesquisa revela que filhotes fofinhos despertam o instinto materno nas mulheres, incentivando-as a tratá-los com mais afeto
Crédito: Flickr/ CC – denizen24
Segundo o dr. Herzog, os testes químicos realizados com os homens revelou que quanto maior o teor de testosterona no organismo maior a tendência de cometer abusos com animais.
Curiosamente, o hormônio ocitocina tem efeito oposto para ambos os sexos. Ele é responsável pela sensação de prazer quando a mãe tem o seu bebê e também quando o pai segura o seu filho nos braços. Segundo o estudo, ter um bichinho desperta a mesma ação do componente.
Segundo o psiquiatra, estudos recentes revelam que as mulheres são geneticamente mais susceptíveis a se comover com animais “bonitinhos”. O cérebro femino recebe a imagem de criaturas com uma carinha delicada e olhos grandes de forma diferente que os homens.
Fonte: PetMag

Nenhum comentário: