terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Chocolate: um perigo para cães e gatos

Quem não gosta de chocolate? Mas, atenção: para os animais pode ser fatal
chocolate Chocolate: um perigo para cães e gatos 
A maior parte das pessoas adora chocolate e não consegue resistir ao olhar pidão do animal. O que muitos não sabem é que este ato aparentemente inofensivo é muito prejudicial à saúde de cães e gatos. O veterinário Thiago Cardoso explica “O chocolate contém uma substância chamada Teobromina, que estimula o sistema nervoso e pode causar convulsões, tremores, vômitos, epilepsia e até a morte.”
 Além desses sintomas, o chocolate danifica o desenvolvimento dos dentes; induz o aparecimento de cáries e, se consumido constantemente, aumenta o peso e pode levar a obesidade.
Para quem não se contenta em alimentar o animal de estimação apenas com ração e água já é possível encontrar chocolate próprio para cachorro em pet shop. Entretanto, tenha cautela: esse tipo de guloseima não contém Teobromina, mas acaba apresentando sabores e cheiros muito parecidos com os nossos chocolates. Isso instiga o animal a “roubar” chocolate. Cardoso aconselha “Prefira petiscos nutritivos: brownies de fígado, bolo de carne e biscoitinhos de peru e atum.”
Se  tiver alguma suspeita que seu pet ingeriu uma quantidade excessiva do chocolate ou caso ele esteja com algum sintoma diferente, leve- o ao veterinário.
Fonte: PetZine

Nenhum comentário: