sábado, 29 de janeiro de 2011

Bichos devem comer frutas?

Sempre achei curioso cachorro gostar de frutas, então decidi fazer uma pesquisa sobre os benefícios dos animais comerem frutas. Sempre tive essa curiosidade, pois minhas cachorras adoram manga, banana e mamão. E aí está. 

Estômagos dos animais não toleram frutas cítricas; gato é o mais seletivo



É comum cachorro gostar de banana ou outras frutas. Mas será que o cão precisa dos nutrientes contidos nesses alimentos? Segundo especialistas, cães e gatos não necessitam de acrescentar frutas em sua dieta diária.

As frutas funcionam muito mais como um agrado, um mimo aos animais do que uma necessidade alimentar. "Normalmente, os donos oferecem aos seus cães a fruta que estão comendo, mas é preciso ter muito cuidado com o que vai ser dado ao animal", alerta a veterinária Patrícia Friggi de Souza.

A veterinária explica que as frutas ácidas, por exemplo, como laranja, mexirica, morango e abacaxi não devem ser oferecidas aos cães. "Eles têm um estômago muito sensível e vão sofrer com a fruta ácida", acrescenta.

Algumas frutas podem ser dadas, apesar de não acrescentarem nenhum valor protéico à dieta, como banana, maçã (menos a verde, porque é ácida), pera, manga e ameixa doce.

A água de coco é indicada para os animais que estão se recuperando de complicações no estômago e gastrite. No entanto, cães e gatos não gostam de nenhum tipo de suco de frutas.

Já os bichanos não são chegados a comer frutas. Os gatos preferem mesmo os legumes. "O gato é muito seletivo e as frutas não o apetecem", explica Patrícia. "A salada atrai, muitas vezes, por causa do azeite."

A veterinária lembra ainda que mesmo que o dono dê frutas ao animal, nunca deve deixar que ela substitua uma refeição de ração. Ela ressalta que durante a fase de crescimento o animal deve comer somente a ração.

Voadores - Para um cãozinho uma fruta funciona como um mimo, um carinho. Mas, para um pássaro, como canários ou periquitos, as frutas têm um importante papel -- suprir as necessidades de vitaminas e proteínas.
O proprietário da pet shop Canto dos Bichos, Daniel Vaz dos Santos Ferri, explica que a ração dos pássaros é basicamente composta de grãos e que falta nelas alguns ingredientes que as aves encontram na natureza. Segundo ele, recentemente surgiu no mercado um alimento completo e balanceado para as aves. "Esse alimento é totalmente absorvido pelo organismo, suprindo as necessidades das diversas vitaminas que são escassas nas misturas de grãos", ressalta.

Ferri lembra ainda que podem ser oferecidas às aves as mais variadas frutas, desde que não sejam cítricas, como laranja, mexirica, limão e abacaxi. "Alface também deve ser evitado, porque coastuma fazer mal para os pássaros", conclui.


Frutas e seus efeitos

uvas - soltam o intestino;

goiaba - prende o intestino;

cajú - causa acidez;

mamão - solta o intestino;

maçã - prende o intestino;

melancia - difícil digestão;

melão - difícil digestão;

kiwui - causa acidez;

manga - rica em fibra;

laranja - causa acidez;

mexirica - causa acidez;

abacate - é muito gorduroso;

côco - é muito gorduroso;

morango - causa acidez;

abacaxi - causa acidez.

O que não faz mal


Mamão, maçã (menos a verde porque é ácida), pêra, banana, manga (faz muito bem pois é rica em fibras), ameixa doce, água de côco é bom principalmente durante e após as complicações gástricas

Fonte: Veterinária Patrícia Friggi de Souza



Fontes: Jornal Vale Paraibano
            Bonnie -  O Bulldog


Outra matéria sobre alimentos que são prejudiciais á saúde do seu animal
Alimentos que fazem mal ao seu cachorro 


Então concluindo, os animais não só podem como devem comer frutas, mas existem as frutas específicas que fazem bem a eles. E pelo amor de Deus não dêem chocolate, café, alho, cebola, bebidas alcoólicas, uvas e passas, e noz macadâmia aos seus animais, faz um mal terrível a eles.

Nenhum comentário: